- Área: 155 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mikael Olsson
-
Fabricantes: Dornbracht, ABC Solutions, AutoDesk, Duravit, Lappvattnets Snickeri, Lenhovda, Magisk Pool, Persiennkompaniet, Siemens, Terrazzo Design, WB Trä
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atelier Lapidus foi concebido como uma casa de verão para um escritor e sua família. O processo de projeto iniciou-se por uma pequena estrutura colocada em uma floresta, fachadas abertas conectando o espaço interior ao exterior, uma piscina como um lago e uma escrivaninha de frente para o sol da tarde. A decisão de criar uma estrutura clara e mínima permitiu que a vida no interior do edifício fosse desobstruída.
Seguindo a topografia local, uma base de concreto foi lançada sobre o leito rochoso. Nove colunas de aço, 70x70mm e 6 metros de altura presas à base. A fachada - construída com tábuas de madeira maciças pré-fabricadas - estabilizou a estrutura junto com a laje do piso superior. As janelas circundam os níveis superior e inferior e uma cobertura inclinado e fino envolve a estrutura.
O programa é separado entre necessidades públicas e privadas. O térreo suporta viver sem hierarquia interna. O piso superior acomoda os quartos e espaços para a privacidade. A materialidade também reitera a separação de funções - o térreo é aberto e vasto, usando materiais brutos e descobertos; enquanto o piso superior é denso e privado, em madeira para uma sensação de intimidade. O sistema estrutural mínimo permite que a casa seja personificada pelos clientes - em complexidade e liberdade.